ABRASS – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja

Parlamentares estão preocupados com a utilização de recursos da política agrícola para 2019

Postado em: 07/11/2018

Carolina Matos SITE

Representantes de entidades e parlamentares se reuniram na última terça-feira (6/11) na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir assuntos importantes para o setor. A utilização de recursos reservados para atender a política agrícola no biênio 2018/2019 foi um tema bastante discutido, uma vez que há preocupação com a utilização desses recursos. A Política Agrícola engloba investimentos em custeio e comercialização por meio da garantia de crédito aos produtores rurais, além de outros incentivos como seguro rural, aportes para gestão de crise, agroenergia, abastecimento e Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

“Há uma falta já eminente de recursos destinados à agricultura, sejam eles para crédito e seguro rural ou para garantia de renda, fomento e comercialização do setor agrícola. É uma situação alarmante que prejudica a segurança e a competividade da produção agropecuária brasileira”, enfatizou a presidente da bancada, deputada Tereza Cristina (DEM-MS).

Para o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), surge a necessidade de um plano plurianual para a política agrícola no Brasil. “A agricultura precisa de previsibilidade e uma política integrada. Não se faz planejamento sem segurança a longo prazo. Estamos tapando buracos. O setor agropecuário, ao mesmo tempo que carrega a economia do país nas costas, não tem suporte adequado por parte do governo. A produção de alimentos e insumos está comprometida”, defendeu Alceu.

O deputado Adilton Sachetti (PRB/MT), vice-presidente da FPA na Região Centro-Oeste, afirmou que a rápida saída de recursos em política agrícola demonstra um endividamento e descapitalização do setor agropecuário brasileiro. “Esse cenário para a próxima safra só demonstra que o setor não está bem”, afirmou Sachetti.

Congresso de Cara Nova

Deputados eleitos para a legislatura 2019-2022 também estiveram presentes na reunião da FPA de terça-feira (6). Os deputados eleitos, Alexandre Frota (PSL/SP), José Carlos Schiavinato (PP/PR) e Zé Mário (DEM/GO) foram recebidos com muito entusiasmo pelos representantes da FPA. Os novos parlamentares parabenizaram a Frente pela atuação legislativa em questões essenciais ao desenvolvimento do país e reiteraram a importância do setor produtivo no crescimento econômico da nação.

Alexandre Frota (PSL/SP), afirmou que vem para colaborar na construção de um Brasil melhor e espera que a renovação legislativa do Congresso Nacional possa contribuir para isso. Para Schiavinato, debater políticas para o agronegócio brasileiro é sempre uma necessidade. “Temos a missão árdua de representar milhares de agricultores e produtores rurais em prol do desenvolvimento da agropecuária e do país”, destacou o deputado eleito pelo PP.

Fonte: FPA com edição da Abrass

Voltar